sábado, 7 de fevereiro de 2009

E mais uma vez, escola

Quando Fevereiro se inicia, eu não fico lá muito feliz da vida. E talvez muita gente também não. Tudo porque o ano letivo começa. Meu colégio ainda não terminou umas mudanças, então por sorte, começarei só em Março mesmo. Outro dia parei pra pensar como as férias passam rápido. Ou será que o tempo voa mesmo quando está se divertindo? Eu ainda me lembro do ano novo, toda aquela festa, bebidas, música e um mar de gente na praia. Não me parece tão distante. Não dá nem para acreditar que daqui a algumas semanas toda aquela rotina escolar vai voltar. De vem em quando se pára pra ver o que fizemos nas férias e chegamos a conclusão de que não fizemos ou aproveitamos bem. Não falo por todos, claro. Tirando as viagens, aquelas saídas pra tomar uma cerva (se ocorreram), ficou faltando algo. E é assim que começamos o ano letivo...

E todo ano é sempre a mesma coisa, em certos, pontos claro. Botemos de lado todo aquele lance de ser colégio novo, pessoas novas, matérias novas, responsabilidades novas. Isso realmente sempre muda. Mas atire a primeira pedra quem nunca disse que ia ser outro no novo ano, que iria deixar de chegar atrasado naquela aula de História, aquela bendita aula de Filosofia do primeiro tempo, que daria mais atenção na escola e sempre faz o inverso. Não totalmente o inverso, mas sempre acaba deixando metas e objetivos de lado. No meu caso já desisti de falar isso para mim mesmo. Nunca deu certo mesmo. Só encaro como mais um ano que vou ter que correr atrás nos últimos dois bimestres.

Pois bem, vamos ao início de ano. Estamos sempre atenciosos, comunicativos com os novos, exaltados com tudo o que há de novo e tudo mais. É fato, o início de ano é a melhor parte. Ainda mais para aqueles que nas férias sentiam uma saudade absurda da galera, da rotina, das aulas. É bom de mais começar, sair do tal tédio de final de férias (quem nunca sentiu? ficar agoniado de simplesmente estar sem fazer nada) e dizer que se tem o que fazer. AH! A boa e velha escola. Mas parece até que com o tempo as coisas vão se apagando, siplesmente vão sumindo. Até que somem completamente no final do 2º bimestre. Até onde me lembro de perceber, é mais ou menos sempre nessa época.

Mas uma coisa sempre vai ter: os palhaços e os pertubados. Durante o ano passado, e o anterior, fiquei em uma das (ou a única) piores turmas do colégio. Sempre muito falatório, professor tirando tantos pontos de aluno tal, zona e pouca gente querendo alguma coisa. Isso parece até lei, uma tradição, sei lá. Todo ano, em qualquer colégio, qualquer turma, sempre tem o atentado e o grupo de comediantes. Desde que eu me entendo por gente, desde que estudo sempre teve. Eu não sou nenhum santo, mas nenhum maluco. Já vi muita coisa em sala de aula, muitas prefiro nem comentar. Ia até dar um bom assunto, mas ia acabar degradando meu pequeno textinho sobre a escola. É, vi coisas que se eu contasse ninguém acreditaria.

O recreio? Como não comentar deste. Até mesmo no início do ano, quando tudo são mil maravilhas, ele é desejado a cada fração de tempo nas aulas anteriores a ele. O recreio varia de escola pra escola. Fisicamente falando, claro. Uns colégios com quadra, outros sem, alguns com terraço, outros não. Os mais modernos com mesa de totó, ping-pong e etc. Entretanto, socialmente falando, é sempre a mesma coisa. A galera que passa com o celular tocando funk, a fila da cantina com a fofoca em dia, o assunto do Vasco x Flamengo, certas azarações e tudo mais. Não tem nada melhor do que o recreio ou o intervalo. Ops! Tem sim! A hora de ir. Bom meu amigo, chegar em casa depois de mais um dia de puro cansaço, daquelas provas que só queremos esquecer, dos professores que queremos matar e tudo mais, não tem preço.

E o ano se passa. Quando vemos estamos pedindo pelo amor de Deus pelas férias. Ficamos nervosos com as provas finais, anciosos por resultados, loucos para largar a tal escola e cair dentro do esquecimento total sobre... sobre... ESCOLA! Aquele sentimento de início de ano? Quem falou sobre sentimento aqui? Quero mais é aproveitar as férias antes que elas acabem! ;)



Nenhum comentário: